Novidades

Quando pensamos em veículos autônomos, a primeira coisa que nos vem à cabeça são carros automáticos. Porém, isso ainda está longe de ser uma realidade, pelo menos para quem vive nas cidades.

E você sabe quem não se impressiona mais com esse tipo de coisa? Os agricultores. E você sabe por quê? Porque no campo as máquinas agrícolas já são autônomas há um bom tempo.

Na última semana nós fomos convidados pela John Deere, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de equipamentos agrícolas do mundo, para conhecer algumas de suas principais tecnologias de máquinas agrícolas — e a experiência surpreendeu.

Tecnologia de precisão para melhorar o trabalho

O trabalho no campo exige uma série de cuidados especiais que envolvem maximizar a produção e diminuir o custo do trabalho. Tudo isso sem diminuir a qualidade dos produtos. Para tentar ajudar a resolver parte dessa situação, a John Deere investe pesado em pesquisa e desenvolvimento.

E é daí que vem grande parte das novidades, como a agricultura de precisão, que busca trazer mais eficiência no campo, diminuindo as perdas através de um trabalho realizado de forma mais eficiente.

Para isso, existem várias iniciativas, como o controle das máquinas com a ajuda do GPS. Se em alguns casos isso apenas ajuda o operador a levar a máquina pelo caminho certo, em outros ele pode fazer o veículo a se mover completamente sozinho, inclusive executando manobras mais complicadas.

 

 


Compartilhar